Estamos vivendo ou apenas "Aceitando TERMOS DE USO" ? (hehe)

Os negócios digitais cresceram exponencialmente nos últimos anos, principalmente após pandemia, e parece que já não vivemos mais, apenas aceitamos termos de uso de todos os sites, aplicativos, etc.

Os Termos de Uso, que já eram exigidos desde 2013 pela legislação brasileira, passaram a ser uma preocupação maior, com o crescimento do #empreendedordigital.

Afinal, 

1. O QUE É TERMOS DE USO?

É um contrato. Firmado entre o cliente e o fornecedor de produtos ou serviços via plataformas digitais.

2. QUEM DEVE TER?

Todos os empreendedores que vendem produtos ou serviços por plataformas digitais.

3. FORMA DO ACEITE:

Os Termos de Uso são usualmente apresentados para o cliente de duas formas:

 –Browse-Wrap Agreements:

Os termos são disponibilizados em local da plataforma, em que se presume que o cliente acessou e tomou conhecimento.

 –Click Wrap Agreements:

Cliente tem acesso prévio – antes da compra – aos termos, fazendo a opção “clicando em Aceito os Termos de Uso”. Esse, é o mais recomendado em decorrência da maior aceitação pelo Judiciário.

DICA: O ideal é que o seu cliente tenha que escolher entre a opção: Aceitar ou NÃO aceitar os Termos de Uso.

“Aline, pra quê? Se ele não aceitar, não pode comprar!”

Sim, o cliente não concluirá a compra em caso de não aceitação do Termos, no entanto, é muito bem visto pelo Judiciário quando o fornecedor/empreendedor, incluí elementos que dão a OPÇÃO ao cliente, que fique CLARO qual o conteúdo dos Termos.

Sendo assim, tudo que for feito para garantir a leitura e informação para o cliente, é um ponto de benéfico para o Empreendedor em caso de discussões judiciais.

Nesse mesmo ponto, sugiro que haja aquela “barra de rolagem” onde os Termos só são aceitos após o cliente passar pelo documento completo.

4. PROVAS: O QUE GUARDAR?

É importante destacar que em eventual demanda judicial, o empreendedor precisa ter provas de que o seu cliente aceitou os termos de uso, e qual a versão do aceite.

Assim, o fornecedor deverá armazenar o registro de aceitação com os seguintes dados: – cliente/usuario (log); ID do cliente; IP; data e hora do aceite; e versão do documento aceito.

5. COMO FAZER?

Os Termos de Uso são elaborados para cada atividade de acordo com a necessidade, alguns pontos devem ter mais atenção (baixe o arquivo com check list do que deve conter no seus Termos!).

Outra DICA é:

LEIA os Termos de Uso de atividades semelhantes à sua, é importante que os documentos não sejam COPIADOS pois são CONTRATOS que refletem a atividade e peculiaridade de cada empresa, mas pode ter ajudar a estruturar e pensar em como elaborar o seu!

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